
Páscoa é renovação da vida
A Páscoa é uma data abençoada, onde as famílias geralmente se reúnem parar confraternizar, comemorar o renascimento, o início de um novo ciclo. Este é o sentido primeiro, embora tenha se transformado também em uma data comercial, na qual muitas pessoas tem o costume de comprarem ovos de chocolate para presentear pessoas queridas.
E nesse sentido de recomeço, você já parou para pensar que todos os dias renascemos? Iniciamos um novo ciclo? A cada dia nos é dada uma nova oportunidade para realizarmos atividades que façam com que alcancemos nossos objetivos.
Por isso é muito importante pararmos para pensar como utilizamos esse ciclo. O que fazemos com essa nova oportunidade!? A atitude mais usual tem sido procrastinar e desperdiçar ou aproveita da melhor maneira possível com satisfação cada dia?
Para alcançarmos nossos sonhos e desejos, é preciso estamos dispostos a realizá-los, fazer esforço, e utilizar toda nossa energia, tempo, nossas habilidades e competências para chegar onde queremos. É preciso também ter disciplina, foco e muita atitude.
Saiba que o acompanhamento psicológico pode te ajudar a mudar comportamentos e atitudes que estão te impedindo de chegar onde deseja. Aproveite esse momento de Páscoa/Renovação para refletir de que maneira você vem utilizando cada novo ciclo, cada nova oportunidade que lhe é dada. E se você estiver insatisfeito em alguma área da sua vida, vamos pensar o que se pode fazer efetivamente para mudar isso?
Marque um horário
para conversarmos
Curiosidades
Páscoa vem do hebreu Pessach, que significa "passagem", festa celebrada há mais de dois mil anos, para lembrar o êxodo dos judeus do Egito, depois de trezentos anos de escravidão. Para os cristãos, essa é a mais importante das datas cristãs. É comemorada em todas as partes do mundo e simboliza alegria, recomeço, nova vida em razão da ressurreição de Jesus Cristo. Muitos costumes ligados ao período pascal vêm da cultura judaica, em que o sacrifício do cordeiro era um prognóstico do sacrifício de Cristo na cruz.
Os principais símbolos da Páscoa no mundo são:
- o cordeiro (representa o sacrifício do Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo);
- as luzes, velas e fogueiras (significam a chama da luz e da esperança);
- os ovos (simbolizam o nascimento, a nova vida que retorna à natureza, visto que a existência de muitos animais tem sua origem no ovo);
- os coelhos (representam o nascimento e a nova vida, em razão de sua fertilidade, pois são animais que se reproduzem rapidamente e em grande escala).
Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa para representar a alegria da ressurreição e o reconhecimento do sacrifício. A tradição de oferecer ovos veio da China. Séculos atrás os orientais se preocupavam em envolver os ovos naturais em cascas de cebola, cozinhando-os com beterraba. Quando retirados da água quente, apresentavam desenhos nas cascas.
O costume de presentear com ovos chegou ao Egito e à Pérsia. As pessoas passaram a tingir ovos com alegres cores, presenteando-os aos amigos na Festa da Primavera. Os persas acreditavam que a Terra havia saído de um ovo gigante. Para os egípcios, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Existem algumas versões para explicar a substituição de ovos naturais pelos de chocolate. A hipótese mais provável é a que se refere à indústria de chocolate, iniciada pelo holandês Van Houtem, em 1828.
Curiosidades adaptadas de Portal IBC